Academia Brasileira de Letras lança aplicativo que soluciona dúvidas de ortografia

Academia Brasileira de Letras lança aplicativo que soluciona dúvidas de ortografia

Responda rápido: beringela ou berinjela? Exceção ou excessão? Cabeleireiro ou cabelereiro? Se a sua cabeça acabou de dar um nó, saiba que há um jeito bem rápido de resolver essas pequenas dúvidas que vivem aparecendo na nossa cabeça quando vamos escrever um texto. A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo de consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), para a App Store e o Google Play, no qual é possível consultar os quase 400 mil verbetes da língua, já atualizados para o Novo Acordo Ortográfico.
O aplicativo é bastante útil para checar a ortografia certa de alguma palavra. Uma ferramenta bacana é o “autocompletar”: se você digita uma parte da palavra, logo abaixo aparecem os possíveis termos correspondentes para o que você digitou – assim, dá para descobrir a grafia correta da palavra sem precisar digitá-la inteira.
Veja com o exemplo “exceção ou excessão”:
volp11
Parabéns para quem respondeu “exceção”! :)
O lançamento do aplicativo é uma extensão da ferramenta de solução de dúvidas que já estava presente no site da ABL, o espaço ABL Responde. De acordo com Geraldo Holanda Cavalcanti, presidente da Academia, cerca de 1,6 mil perguntas sobre gramática ou ortografia eram feitas por mês no espaço. As dúvidas de ortografia, pelo menos, já podem ser solucionadas no celular. Já as de gramática, por enquanto, só podem ser resolvidas de um jeito: estudando!
Fonte: Guia do Estudantes