Ensino técnico: 61% dos alunos trabalham na área de formação, diz pesquisa

Ensino técnico: 61% dos alunos trabalham na área de formação, diz pesquisa

 Um estudo divulgado nesta terça-feira (25) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 61% das pessoas que fizeram um curso técnico trabalham ou já trabalharam na área de formação. A pesquisa realizada pelo Ibope ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 143 municípios.

Os dados mostram ainda que é baixo o número de pessoas que buscam a educação profissional: apenas um em cada quatro brasileiros já frequentou ou frequenta algum curso técnico. Entre os que fizeram um curso profissionalizante, 53% disseram que o objetivo era o ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

Outros 47% afirmaram que a opção pela formação técnica levou em conta o desejo de se qualificar em uma profissão específica, enquanto para 28%, dos entrevistados esse tipo de curso amplia as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho.

Para 74% dos entrevistados os alunos de cursos profissionalizantes são considerados bem ou razoavelmente bem preparados para o mercado de trabalho.

Porém, a pesquisa mostra que apenas 6% dos jovens (entre 16 e 24 anos) que estudam frequentam um curso profissionalizante –vinculado ou não ao ensino médio. A maioria está no ensino superior (18%), seguido do ensino médio (15%) e do ensino fundamental (5%).

Fonte: Uol