As 7 melhores dicas de redação

As 7 melhores dicas de redação

Para muitos vestibulares, a redação é uma das frentes mais importantes para a composição da nota. Portanto, é importante que você conheça as 7 dicas a seguir que podem te ajudar a se dar bem na redação:
1 – Mantenha o foco
É muito comum que, durante uma redação, seus pensamentos te levem para outro tópico e você acabe escrevendo mais do que realmente precisa. Depois de escrever cada parágrafo, pergunte a si mesmo se ele é relevante ao assunto abordado e se ele se relaciona com o parágrafo anterior.
2 – Não fale muito de si
Por mais que o tema da redação pergunte explicitamente a sua opinião, não use muito “eu”. Tente escrever de uma forma que mostre que são os seus pensamentos, os seus ideais, mas sem parecer egoísta.
3 – Se você não sabe o significado de uma palavra, não a use
Não escreva nada que você não tenha absoluta certeza do significado. Palavras erradas fazem com que o seu texto perca todo o sentido, além de demonstra que você tem um vocabulário fraco. É muito melhor que você repita várias vezes as mesmas palavras do que tentar encontrar um sinônimo que não existe.
4 – Evite clichês
Clichês empobrecem qualquer argumento. Por mais verdadeiros que eles pareçam ser, não faça um texto previsível: seja inovador em seus argumentos.
5 – Peça ajuda
Não vá para um prova de vestibular se você tem dúvidas sobre a sua escrita. Faça perguntas para professores e especialistas, pesquise na internet ou até peça ajuda para algum amigo que escreve bem. Pegue dicas de coesão, gramática e coerência, para que seu texto apresente poucos erros.
6 – Siga as regras
Siga todas as regras que forem impostas pela prova, como: máximo de linhas e parágrafos, o tema abordado, título, etc. Fique atento para atender às expectativas do corretor.
7 – Releia
Jamais entregue a sua redação sem antes de lê-la novamente. Procure erros de escrita, de concordância, se faltam plurais, se existem vírgulas no lugar errado, etc. O português correto é essencial para um bom resultado.
Fonte: Universia