O que é necessário para aprender Inglês?

O que é necessário para aprender Inglês?

Todos os anos milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro se propõem a aprender Inglês, muitas delas (talvez mais da metade) desistem de aprender logo no início da jornada. Esse fato nos leva a pensar: o que é necessário para aprender Inglês? Alguma habilidade sobrenatural? Alta capacidade intelectual? Se matricular nas escolas mais caras do país?
A resposta para todas estas perguntas é não. Você não precisa ter uma habilidade sobrenatural, nem ser um Albert Einstein com uma alta capacidade intelectual e muito menos se matricular na escola de idiomas mais cara que você encontrar. Mas então, o que é necessário para aprender Inglês? O fator principal que vai influenciar diretamente o seu sucesso em uma empreitada de aprender um novo idioma, e isso não vale somente para a Língua Inglesa, é a sua motivação. É ela que vai determinar a sua capacidade de aprender e a sua força de vontade para superar os obstáculos e as barreiras linguísticas que aparecerão.
Aprender uma segunda língua não é fácil e nunca foi. E isso vale para qualquer língua, não somente para o Inglês. Toda língua tem suas particularidades, suas estranhezas, pontos que para estrangeiros não faz o mínimo sentido. Curiosamente, de acordo com a matéria “Quais as línguas mais difíceis de aprender?” publicada na edição 294 (agosto de 2011) da Revista Superinteressante, o Inglês se encontra no grupo das línguas fáceis de aprender do mundo, isso, claro, considerando que o quem vai aprender seja um falante de Português. A revista coloca a língua de Shakespeare junto com o Espanhol, o Francês, o Romeno e o Italiano, todas pertencentes à família latina.
A facilidade de aprender Inglês vem do fato que ela está em todo lugar. Hoje há muitas ferramentas que ajudam quem quer aprender esta língua. E você nem precisa se matricular em uma escola de idiomas para começar a aprender, basta ter disposição, motivação e acesso a internet (claro que o acompanhamento de profissionais qualificados vão te ajudar, e muito, nessa empreitada). Mas nenhuma dessas ferramentas vão te ajudar efetivamente se você não tiver motivação. Ela é, e sempre será, a norteadora de seu sucesso em aprender.
Então, antes de embarcar no barco da Língua Inglesa se pergunte: por que eu quero aprender inglês? Para ter novas possibilidades de emprego? Para viajar pelo mundo? Ou simplesmente por que o seu sonho é saber falar Inglês? Resposta a esta pergunta como bem lhe convier e utilize a resposta para te motivar sempre. Como dito, aprender uma nova língua não é fácil, então saiba que obstáculos aparecerão e não serão poucos.
Fonte: Francisco Henrique Fernandes