Três formas de escrever a sua redação nos moldes do Enem 2015

Três formas de escrever a sua redação nos moldes do Enem 2015

A redação do Enem propõe aos candidatos a elaboração de um texto na estrutura do gênero dissertativo argumentativo analisando 5 competências específicas estabelecidas pelo edital oficial do MEC.
Um dos principais objetivos do texto dissertativo é propor que o estudante apresente e defenda um ponto de vista sobre uma situação-problema, assumindo uma posição e inserindo o conteúdo do texto em uma espécie de diálogo social. Para isso, é necessário que ele tenha acapacidade de compreender a proposta de redação, aplicando conceitos de diversas áreas do conhecimento para elaborar uma reflexão crítica sobre o tema em questão.
Entretanto, muitos estudantes apresentam dificuldades durante a elaboração de um texto crítico que, ao mesmo tempo, respeite a estrutura permitida pela prova. Se esse é o seu caso, confira a seguir 3 formas de trabalhar o seu texto para que ele apresente uma reflexão crítica:

1 – Aproveite as informações e os argumentos extraídos nos textos da coletânea

Utilize a coletânea de textos fornecida pela prova como inspiração para o seu texto. Não copie trechos de nenhuma delas, utilize as suas próprias palavras.

2 – Incorpore ao seu texto o seu repertório cultural e pessoal

Você pode utilizar em seu texto fatos atuais presentes na mídia ou experiências pessoais vividas por você como repertório, desde que eles sejam pertinentes ao tema proposto.

3 – Apresente conhecimentos pertinentes e coerentes

Procure utilizar repertórios que sejam coerentes com a análise da situação apresentada como tema da redação. Não fuja da proposta, procure envolver só os assuntos que forem pertinentes ao tema.
Siga essas dicas e garanta um ótimo desempenho na prova de redação do Enem 2015!
Fonte: Universia