4 dicas para aprender ao invés de decorar

4 dicas para aprender ao invés de decorar

Diversas vezes os alunos acreditam que sabiam a reposta de alguma questão da prova, masesqueceram somente na hora da avaliação. Essa situação mostra como os alunos tendem a memorizar os conteúdos e não aprendê-los de fato.
O processo de memorização tende a levar ao esquecimento e, infelizmente, muitas vezes este acontece antes do prazo desejado, ou seja, antes da avaliação. Quando o aluno está sob pressão, é mais difícil lembrar das informações armazenadas pela chamada “memória curta”.
 
A seguir, veja formas de perceber se você está aprendendo ou memorizando:

 
1- Identifique resultados de leitura
Analise se você está compreendendo os conteúdos ministrados em aula. Cada uma delas terá um resultado diferente e você precisa ser capaz de identificá-los. Por exemplo, durante a aula de matemática, você aprenderá os passos para resolver um problema, mas deve ter certeza que conseguiu absorver o significado de cada caso.
 
2 – Leia para entender
Para que você absorva os conteúdos do livro, é essencial que faça uma analise mais detalhada. Enquanto você estiver lendo, cheque o significado de palavras desconhecidas, além de parar a atividade a cada parágrafo ou página que você termina de ler, para produzir um resumo mental de tudo lido até aquele ponto.
 
3 – Teste-se
Faça exercícios para avaliar o quanto foi aprendido. Entretanto, não crie você mesmo as perguntas. Opte por um debate em grupo ou em dupla. Além disso, realize anotações de conceitos para memorizá-los.
 
4 – Ensine os outros
Essa atividade é a prova mais concreta de se você conseguiu aprender os conteúdos ao invés de memorizá-los. Junte um grupo de estudantes e ensine para eles todos os tópicos estudados até o momento. Além de ajudar os outros, você é capaz de perceber que pontos precisa estudar mais e quais estão resolvidos.
Fonte: Escola Padrão