Psicólogo dá dicas para enfrentar as provas do ENEM

Psicólogo dá dicas para enfrentar as provas do ENEM

Segundo o psicólogo Fernando Elias José, mestre em Cognição Humana pela PUCRS, e especialista em preparação para provas, vestibulares, ENEM e concursos há 20 anos, refere que “além de uma prova para avaliar o conhecimento, o Enem é considerado também um teste de resistência física e equilíbrio emocional.”
Uma das dicas para buscar maior rendimento é intercalar os assuntos a serem estudados. “O principal objetivo do rodízio é fazer com que o aluno consiga manter-se mais tempo estudando; ficar muito tempo focado no mesmo conteúdo pode torna-se cansativo”, explica. Então, não deixe um dia para exatas ou outro para as humanas. “Intercale as matérias de modo que faça você render mais nos estudos; distribuir as atividades ao longo da semana é essencial para concluir o cronograma”, afirma.
O controle da ansiedade é outro aspecto a ser observado. Nem só de estudo deve ser essa reta final. Fernando lembra que é preciso planejar as horas de lazer e os momentos de descontrações. O sono faz parte dessa mudança. Ou seja, não adianta entrar noite adentro estudando, ficar cansado e voltar para os livros sem energia e fôlego. “É preciso planejar o descanso, ele é importante também. É preciso saber lidar com isso nos grandes projetos de nossas vidas”, conclui.
Algumas dicas para o dia da prova:
– Não modifique seus hábitos dias antes ou no mesmo dia da prova. Seu estresse já vai ser alto, então não saia da rotina;
– Não dê ouvidos à agitação externa;
– Concentre-se em seus pensamentos e em suas crenças positivas;
– Ao fazer a prova, não se auto avalie, deixe que a prova o avalie;
– Muitas vezes o pensamento negativo da conquista poderá deixá-lo mais ansioso;
– Permita-se fazer uma boa prova.
Fernando Elias José – Psicólogo mestre em Cognição Humana pela PUCRS, palestrante, consultor organizacional e psicólogo clínico. Especialista em Diagnóstico Psicológico pela PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Autor do livro “Concursos – Faça sem Medo” pela Editora Artes e Ofícios.