Dica de Profissão: Engenharia

Dica de Profissão: Engenharia

Engenharia é a ciência que aplica os conhecimentos teóricos. A função dos engenheiros é transformar a natureza e produzir novas utilidades para as pessoas. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e por fim coordena a construção.
É o engenheiro que faz a ponte entre o conhecimento técnico produzido nas faculdades, centros de pesquisa e empresas e a realidade.
Engenharia
A engenharia tem uma forte relação com as ciências exatas, no entanto, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda engenharia está relacionada com matemática e objetos concretos, hoje em dia temos, por exemplo, a Engenharia Genética que é relacionada a biologia e a Ciência da Computação que lida puramente com objetos virtuais.
 
Entre todas as engenharias, temos:
⇢ Engenharia Civil
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma.
⇢ Engenharia Elétrica
É a área da engenharia que lida com a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia.
⇢ Engenharia Ambiental
É o ramo da engenharia voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica as mais diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas.
⇢ Engenharia Florestal
É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna.
⇢ Engenharia Mecatrônica
Mecatrônica é a integração dos conhecimentos em mecânica, eletrônica e computação para desenvolver sistemas mais seguros e ágeis. Desta forma, o curso é indicado para os estudantes que desejam ter um vasto conhecimento sobre as mais diversas áreas dentro da engenharia.
⇢ Engenharia Química
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.